quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parabéns pra você: Gerd Müller, Pablo Aimar, Newell's...

Hoje, alguns jogadores, ex-jogadores, técnicos e clubes, completam mais um ano de vida. São eles:

Gerd Müller em 1974
Gerhard "Gerd" Müller completa 66 anos. Atacante nato alemão, jogou a maior parte sua carreira no Bayern de Munique, durante o período 1964 a 1979. Ele se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 398 gols, e conquistou três Champions League consecutivamente, 1973-74 (fazendo dois gols na final contra o Atlético Madrid), 1974-75 (marcando um gol na final contra o Leeds United) e 1975-76 (contra o Saint-Etienne), e ainda o Mundial Interclubes de 1976, marcando um gol contra o Cruzeiro. Foi também campeão da Copa do Mundo de 1974, marcando o gol da vitória contra a Holanda, e ainda foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1970, com 10 gols em 6 jogos - copa vencida pelo Brasil. Considerado o maior atacante alemão da história.

José Gildásio Pereira de Matos, o Gil Baiano, completa 45 anos. Participou do time surpresa do Bragantino do começo dos anos 90, que foi campeão paulista e vice do Brasileiro. Era lateral-direito, e se destacava pelo chute potente e pela técnica. Venceu o prêmio Bola de Prata da revista Placar por 2 anos consecutivos, 1990 e 1991, como o melhor lateral-direito do Brasileirão. Em 1998, foi pego no exame anti-doping.

Unai Emery Etxegoien completa 40 anos. Como jogador não atuou por nenhum grande clube, e não chamou atenção de ninguém. Como técnico assumiu a função de técnico do time do Almería-ESP, ainda na segunda divisão. Subiu com o clube no ano seguinte, e logo foi para o Valencia. Venceu uma Copa da Espanha com o clube.

Pablo Aimar pelo Benfica
Fonte: zimbio.com
Pablo César Aimar Giordano completa 32 anos. Meia genial, foi considerado por muitos quando surgiu no River Plate, no final dos anos 90, como o sucessor de Maradona - inclusive o próprio. Porém, apesar do bom começo, não correspondeu às expectativas. Jogou também no Zaragoza antes de defender seu atual clube, o Benfica de Portugal. Jogou as Copas do Mundo de 2002 e 2006.

Bruno César Zanaki, completa 23 anos. Meia que fez sucesso no Santo André, foi vice-campeão paulista de 2010. Foi transferido ao Corinthians no mesmo ano, e fez um bom Campeonato Brasileiro, ficando inclusive durante boa parte do campeonato na dianteira da tabela de artilheiros. Após brigas internas se transferiu para o Benfica de Portugal. Hoje é um reserva de luxo no clube português, e sempre que entra no jogo marca gols. Foi lembrado pela primeira vez para a seleção brasileira de futebol na última lista do técnico Mano Menezes.

Raul Calvet
Fonte: campodasideias.zip.net
Raul Donazar Calvet completaria 77 anos. Compôs, junto com Mauro, a dupla de zaga do Santos campeã das Libertadores e dos Mundiais de 1962 e 63. Abandonou os gramados aos 30 anos por conta de uma ruptura nos dois tendões de Aquiles. Defendeu também o Bagé, clube de sua cidade natal, e o Grêmio de Porto Alegre.

O clube argentino Newell's Old Boys completa 108 anos. Clube que se destaca bastante na revelação de jogadores, como Gerardo Martino, Marcelo Bielsa, Gabriel Batistuta, Abel Balbo, Américo Gallego, Jorge Valdano, Ariel Arnaldo Ortega, Oscar Cardozo,Pablo Guiñazú, Gabriel Heinze, Roberto Sensini, Maximiliano Rodríguez e Lionel Messi, além de ter tido como jogador o maior ídolo argentino, Diego Armando Maradona - já em fim de carreira, em 1993. Cinco vezes campeão argentino, foi duas vezes vice-campeão da Taça Libertadores. Tem como maior rival o Rosario Central. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário