domingo, 30 de outubro de 2011

Parabéns pra você: Diego Armando Maradona

Dieguito ergue a taça da Copa do Mundo de 1986
Fonte: footballdebate.com

Hoje é aniversário do grande Maradona. Ele que nasceu na cidade argentina de Lanús, está completando 51 anos. No momento, ele comanda o time do Al Wasl dos Emirados Árabes que está em segundo lugar no campeonato local após 3 partidas disputadas.

Começou sua carreira no Argentinos Juniors. Depois, passou por Boca Juniors, seu clube de coração, Barcelona, Napoli, Sevilla, Newell’s Old Boys, e voltou ao Boca Juniors para se aposentar. Como técnico dirigiu, sem sucesso, o Racing de Avellaneda no ano de 1995, antes mesmo de retornar ao Boca para aposentar-se, e também a seleção argentina.

Dieguito, como é mais conhecido na Argentina, durante sua carreira como jogador acumulou títulos e polêmicas. Venceu a Copa do Mundo de 1986, como capitão, e foi considerado pela FIFA o melhor jogador da competição. Jogou também as copas de 1982, de 1990 e a de 1994.

Maradona e Messi, considerado seu substituto
pela imprensa mundial, durante a Copa de 2010
Fonte: guardian.co.uk
Falando na Copa de 1994, Maradona nesta competição foi pego no exame anti-doping, após a partida contra a Nigéria. Diego continuou tendo problemas, e há aproximadamente 5 anos, ficou à beira da morte, graças a drogas e álcool. Venceu o problema, e levou sua seleção à Copa do Mundo de 2010, como técnico, vencendo a seleção Uruguai, seus grandes rivais, na casa dos adversários na última rodada.

É considerado pelos argentinos o maior jogador de futebol de todos os tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário